A comunicação das baleias

         

 As baleias continuam sendo certo mistério para nós.

FONTE:http://static.hsw.com.br/gif/whale-parts.jpg
          
           Muitos pesquisadores acreditam que as baleias possuam uma capacidade de linguagem sofisticada.Elas têm cérebros enormes com características complexas que os biólogos associam a uma alta inteligência.
          Essa linguagem parece estar relacionada com a reprodução e competições de força. Durante a temporada de acasalamento, o macho começa a longa seqüência de sons, parando somente para se juntar com alguma fêmea que passa, nadando junto com ela e com o filhote. Eventualmente, macho e fêmea mergulham em direção ao fundo para acasalar. Parece lógico que a canção do macho atraia a fêmea, mas o som se propaga por muitos quilômetros atraindo também outros machos para a área podendo assim testar a sua força com os outros.

* Baleia Azul

          Estimativas realizadas por Cummings e Thompson (1971) e Richardson et al (1995) sugerem que o nível de intensidade da fonte produzida pelas baleias-azuis estão entre 155 e 188 decibéis se mensurados a uma pressão de referência de um micropascal a um metro. Todos os grupos de baleias-azuis produzem som numa frequência fundamental entre 10 e 40 Hz, e o som de freqüência mais baixa que um humano geralmente pode perceber é de 20 Hz.


FONTE:http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/imagens/reportagens/2009/mar/edicao-108-baleia-azul.jpg


* Baleias Fin

A maioria dos sons são em freqüência de 16 a 40 Hz (o alcance normal da audição humana varia de 20 Hz a 20 kHz).








CURIOSIDADES


          As jubartes macho são conhecidas pelas suas longas canções, que podem durar até 30 minutos e ser ouvidas a quilômetros de distância

         O chamado de uma baleia azul: as baleias azuis são os maiores animais do planeta e também os que emitem o mais alto som, que pode chegar a até 185 decibéis e se propagar por centenas de quilômetros. Para se ter uma idéia, um avião a jato emite cerca de 140 decibéis.

Na água, o som se propaga com uma velocidade de aproximadamente 1450 m/s.


FONTE:http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/images/1448_baleia/317239_fin_whale2_300.gif



Produção de som por baleias dentadas:




          Os vários sons são produzidos pela passagem de ar por estruturas conhecidas como lábios fônicos, uma estrutura na cabeça bastante parecida com a passagem nasal humana.
          A medida que o ar passa por essa passagem estreita, as membranas dos lábios fônicos são sugadas juntas, fazendo o tecido circundante vibrar. Essas vibrações podem ser controladas conscientemente com grande precisão. As vibrações passam pelos tecidos da cabeça para o órgão do espermacete, que molda e direciona o som para um feixe de som para ecolocalização. Uma vez que o ar passa pelos lábios fônicos ele entra no saco vestibular. A partir daí o ar controlado pela baleia pode voltar para a parte baixa do complexo nasal, pronto para ser usado para a produção do som novamente, ou sair pelo espiráculo.

         Todas as baleias dentadas, exceto o cachalote, têm dois conjuntos de lábios fônicos e são capazes de produzir, assim, dois sons de forma independente.Os níveis sonoros das baleias dentadas variam de 40 Hz a 325 kHz.





Pelo fato de os mamíferos marinhos serem tão dependentes da escuta para se comunicar e alimentar, ambientalistas e cetologistas temem que eles sejam prejudicados pelo crescente barulho ambiente nos oceanos, causados por navios e levantamentos sísmicos marinhos.




Sonar: O princípio básico de funcionamento do sonar é a emissão de ultra-sons (ondas mecânicas de alta frequência) por um aparelho colocado nos navios, acoplado a um receptor de som. O som emitido propaga-se na água, reflete-se no fundo dos oceanos ou nos objetos (peixes), retorna e é capitado pelo receptor, que registra a variação de tempo entre a emissão e a recepção do som.

Hidrofone: Um hidrofone é um transdutor de som para electricidade para utilização na água ou outros líquidos, que permite a escuta de sons debaixo de água. Os pesquisadores utilizam para apurar o local exato da origem dos sons de baleia. Seus métodos também lhes permitem detectar o quão longe um som viaja através do oceano.






2 comentários:

Unknown disse...

Muito boa matéria, mas queria ver mais sobre os Hertz que elas se comunicam, isso tem tudo a ver com física e biologia

Unknown disse...

Matéria muito elucidativa. Porém eu gostaria de saber qual seria o tipo de ouvido das baleias, se seria um ouvido interno como os dos répteis ou seria como a bexiga natatória da peixes?

Se puder elucidar. Agradeço desde d já.

Postar um comentário